A gestão dos contratos de compra de energia exige interação mensal da Chesf com os clientes para envio de informações de medição do consumo e acompanhamento dos limites contratuais. Aos contratos de energia, estão associados os de garantia, cuja gestão está sob a responsabilidade da Superintendência de Comercialização de Energia (SCE). A quantidade de contratos permite o relacionamento personalizado com os clientes para a solução de pendências e reclamações, de forma imediata, pelos gestores de contrato ou pela coordenação do Departamento de Relações Comerciais da SCE.
Como parte das empresas Eletrobras, a Chesf busca aperfeiçoar de forma constante a gestão de relacionamento com seus clientes e consumidores. Para isso, em 2014 participou do modelo único de pesquisa de satisfação de clientes implantado pela holding, o que permitiu a troca de experiências na gestão de relacionamento e fortaleceu a busca pela melhoria dos serviços prestados. A Chesf registrou um índice médio de 87,8% de satisfação com os serviços prestados para comercializadores, consumidores livres e parcialmente livres, distribuidores e acessantes dos serviços de transmissão.
87,8% | Média global da satisfação dos clientes |
85,2% | Índice de satisfação das comercializadoras com relação ao negócio geração |
90,4% | Índice de satisfação das distribuidoras com relação ao negócio de geração e transmissão |
92,4% | Índice de satisfação dos clientes industriais com relação aos negócios de geração, transmissão e comercialização |
82,3% | Índice de satisfação dos acessantes dos serviços de transmissão |
Além disso, entre os meses de maio e junho, a Chesf também realizou uma pesquisa com foco nos consumidores livres e potencialmente livres do subsistema Nordeste. O objetivo era conhecer as perspectivas futuras de consumo e demanda (ampliação da capacidade instalada) para os próximos 10 anos e avaliar o grau de satisfação desses clientes com relação aos produtos, atendimento e serviços. Dos 17 questionários enviados às indústrias, 12 (71%) foram respondidos.