Relatório de
Sustentabilidade 2014
A
A
×

Contato

×

Avalie este Relatório

Fornecedores

“Ainda não temos o monitoramento de toda a nossa cadeia. Precisamos escolher itens específicos para monitorar e fazer constar isso nos documentos de avaliação - uma grande meta que está em nosso radar para os próximos anos. Sou entusiasta desse tipo de ação e estamos dando o primeiro passo e aprendendo com nossos parceiros a como fazer o melhor pela empresa e por nossa cadeia de fornecedores.”
Fernando Antônio Beça, Superintendente de Suprimentos

Na gestão dos seus negócios, a Chesf busca contemplar os legítimos interesses de todos os públicos com os quais se relaciona, com especial atenção aos fornecedores. O diálogo é constante e as relações transparentes, baseadas em princípios éticos que regem os procedimentos de contratação de bens e serviços.

A área de suprimento da Chesf considera critérios específicos, que seguem os preceitos da sustentabilidade e da conformidade legal, exigindo que os fornecedores adotem padrões éticos e de responsabilidade socioambiental compatíveis com aqueles que pratica. Amparada por diretrizes que estabelecem princípios e normas de conduta empresarial em suas relações e compartilhando compromissos assumidos.

Embora os gastos com fornecedores locais sejam significativos, a Chesf utiliza legislação específica de licitações para realizar suas contratações. Também, por realizar suas aquisições por meio de licitações e obedecer legislação específica, a empresa não seleciona a proposta mais vantajosa somente por critérios ambientais.

Todos os contratos realizados com fornecedores de serviços e materiais são baseadas no documento de “Princípios e Normas de Conduta Empresarial na Relação da Chesf com os Fornecedores”, anexado a todos os contatos. Nesse documento, estão listadas as condutas esperadas pelos contratados. A empresa possui o canal de Ouvidoria (ouvidoria@chesf.gov. br), bem como a central de atendimento aos seus fornecedores (caf@chesf.gov.br), amplamente divulgados em seu site.

COMPROMISSO DOS FORNECEDORES

• Conhecer o conteúdo da cartilha “Princípios e Normas de Conduta Empresarial na Relação da Chesf com os Fornecedores”, disponível no portal da Chesf.
• Não empregar menores de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre, nem menor de 16 anos em qualquer atividade, salvo na condição de aprendiz a partir dos 14 anos.
• Não possuir empregados executando trabalho degradante ou forçado.
• Não ter sofrido qualquer sanção restritiva de direito decorrente de infração administrativa ambiental.
• Não ter sofrido sanção decorrente de infração ambiental.

100 %
Percentual de contratos que incluíram clausulas de Direitos Humanos
Total de acordos de investimentos e contratos que incluam cláusulas de direitos humanos ou foram submetidos a uma avaliação de direitos humanos27
Total de acordos de investimento significativos e contratos fechados27
Valor total de acordos de investimento e contratos que incluam cláusulas de direitos humanos ou foram submetidos a uma avaliação de direitos humanosR$ 352.151.117,14
Valor total de acordos de investimento significativos e contratos fechadosR$ 352.151.117,14

A Chesf também segue o Guia para Boas Práticas de Sustentabilidade para a Cadeia de Suprimento das Empresas Eletrobras, sendo que todos os fornecedores da empresa devem conferir aos seus empregados condições adequadas de segurança e saúde, estabelecidas pelo Plano de Segurança do Trabalho.

Em 2014, a Chesf possuía 12.177 fornecedores de material e 9.291 fornecedores de serviços.

Para encerrar contratos, a Chesf exige que as prestadoras de serviço apresentem comprovantes de pagamentos relativos ao vale transporte e auxílio alimentação, de recolhimento das contribuições devidas ao INSS e ao FGTS, comprovante de frequência e a relação de empregados desligados, quando houver. Além disso, a Chesf se reserva o direito de efetuar auditorias nas dependências da contratada ou nos locais de realização dos serviços, para verificar o cumprimento da legislação que proíbe o emprego de trabalho forçado ou compulsório e o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito anos e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos. A Chesf não realizou avaliações de impactos em direitos humanos em 2014 junto aos seus fornecedores.

41

Fornecedores significativos com risco de ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo

41

Operações com risco de ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo

Desempenho Social
Desempenho Social