Relatório de
Sustentabilidade 2014
A
A
×

Contato

×

Avalie este Relatório

Projetos

+ Estudo para Análise e Diagnóstico e Gerenciamento de Falhas em Baterias

Ferramenta que será customizada especificamente para o parque de baterias chumbo-ácidas estacionárias utilizadas pela Chesf, permitindo que a empresa realize um planejamento otimizado de substituição de baterias, bem como identifique de forma rápida e ágil possíveis falhas prematuras nas baterias, possibilitando a realização de estudos comparativos entre tecnologias, fabricantes, modelos, regiões, etc.

+ Sistema geometrológico: detecção, processamento, análise e monitoramento em estruturas de aproveitamento hidroelétrico da CHESF

O projeto permitirá uma visão e análise integrada das informações provenientes da instrumentação de auscultação. Os dados coletados das estruturas hidráulicas segundo uma nova perspectiva, irão permitir análises mais abrangentes e consistentes quanto às deformações das estruturas e suas consequências nas unidades geradoras de energia. Isso proporcionará ações de manutenção preditiva com vistas à redução de interrupções no fornecimento de energia e de custos de manutenção. Considera-se também a contribuição na concepção de projetos de usinas e na prevenção de riscos ambientais.

+ Avaliação dos cimentos da região na capacidade de mitigação do desenvolvimento da Reação Alcali Agregado (RAA)

O Comitê Nacional de Barragens relatou que 25% das barragens estão afetadas pela RAA, com custos de reparação da ordem de centenas de milhões de dólares, apesar das várias pesquisas existentes nos centros de pesquisa no mundo e materiais científicos. A mitigação da RAA precisa do desenvolvimento de metodologias apropriadas e a avaliação da RAA nos seus estágios iniciais para permitir o impedimento da sua evolução ainda é um desafio técnicocientífico. Este projeto permitirá à Chesf a melhoria dos processos de projeto, especificações, fiscalização e remediações de patologias de estruturas de materiais cimentícios, trazendo redução de custos de manutenção por meio do diagnóstico e auxilio na elaboração de projetos executivos de recuperação.

Energia Inovadora

Em 2014, a Chesf investiu R$ 2.141.073,00 na “Central Fotovoltaica da Plataforma Solar de Petrolina” e obteve as licenças ambientais e arqueológicas, possibilitando o início dos processos para instalação da primeira parte do projeto, que tem como objetivo principal o desenvolvimento de metodologias de processos de implantação de plantas fotovoltaicas ao sistema elétrico brasileiro.

O Brasil é um dos países com melhor nível de insolação, o que favorece o emprego dessa alternativa de geração tanto do ponto de vista do custo como da existência de terras com baixa taxa de utilização na região Nordeste do país. A implantação da planta fotovoltaica e os estudos associados permitirão iniciar um processo de aprendizagem, que deverá incluir a identificação e incorporação do parque industrial brasileiro especializado nas tecnologias associadas à geração fotovoltaica, contribuindo decisivamente na continuidade de geração de energia de forma limpa e sustentável. Esse trabalho já proporcionou à Chesf uma série de conhecimentos nas atividades de planejamento e elaboração de projeto básico e também sobre as questões legais e ambientais, inerentes à instalação de usinas solares no Brasil.

Desempenho Operacional
Desempenho Operacional