Relatório de
Sustentabilidade 2014
A
A
×

Contato

×

Avalie este Relatório

Indicadores de Desempenho

“Acredito na reestruturação da Chesf pois temos uma estrutura adequada e que está se preparando cada vez mais para ser bem sucedida nesse novo cenário. A diretoria da empresa está enfrentando isso de forma adequada e cada um dentro da empresa precisa entender o seu papel. É um caminho difícil, mas que precisa ser percorrido.”
João Henrique de Araújo,
Superintendente de Operação e Contratos

Alguns dos indicadores apresentados apontam para um resultado atípico em relação a tendência de melhoria que vinha sendo apresentada na qualidade de atendimento pela Chesf em relação ao ano anterior e ao histórico dos últimos cinco anos. Em 2014, as áreas de manutenção e operação da Chesf continuaram investindo em seus programas de capacitação de pessoas, na melhoria dos instrumentos de planejamento de intervenções e na implantação de novas técnicas e processos de manutenção em equipamentos, linhas de transmissão e dispositivos de proteção, controle e supervisão.

É importante ressaltar as constantes melhorias nos sistemas de transmissão e geração, com a troca de equipamentos obsoletos, digitalização de sistemas de proteção e instalação de dispositivos de supervisão e controle do sistema eletroenergético, bem como a modernização dos Centros de Operação, que hoje possui novos recursos para monitoramento do sistema e funções avançadas, como o estimador de estado e sistema de tratamento de alarmes.

Especificamente na área de Linhas de Transmissão, a Chesf tem conseguido reduzir as interrupções e melhorar a disponibilidade, com resultados positivos ao longo do ano de 2014. Ações como a instalação de isoladores resistentes a impacto nas áreas de vandalismo, isoladores poliméricos em áreas de poluição, do controle da vegetação na faixa de servidão e do programa de revitalização de linhas de transmissão ajudaram no resultado deste indicador. Na área de Operação, destaca-se a manutenção da certificação na NBR ISO 9001:2008 dos processos, abrangendo todas as usinas, subestações, centros de operação e órgãos executivos e normativos.

Frequência Equivalente de Interrupção (FREQ)

Indica o número de vezes que uma carga equivalente à demanda máxima atendida pela Chesf foi interrompida, considerando todas as interrupções ocorridas no período.

Duração Equivalente de Interrupção (DREQ)

Indica o tempo que uma carga equivalente à demanda máxima atendida pela Chesf permaneceu interrompida, considerando todas as interrupções ocorridas no período.

Energia Interrompida (ENES)

É a energia interrompida não fornecida em consequência de interrupção de suprimento, motivada por eventos originados no Sistema Chesf.

Número de Eventos com Interrupção de Carga na Rede Básica (NEIC-RB)

É o número de desligamentos intempestivos com origem na Rede Básica da Chesf que ocasionaram qualquer interrupção de carga no Sistema Chesf.

Disponibilidade Operacional (DO)

Indica a probabilidade de, num dado momento, o equipamento estar operando, desempenhando sua função ou pronto para operar.

Geração

Linhas de Transmissão

Desempenho Operacional
Desempenho Operacional