Relatório de
Sustentabilidade 2014
A
A
×

Contato

×

Avalie este Relatório

Água e Efluentes

Dentro da sua gestão, a Chesf avalia e monitora a qualidade de água dos reservatórios sob sua responsabilidade, levando em conta parâmetros de temperatura, pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, turbidez e transparência, alcalinidade total, dureza total, concentração de nitrato e nitrito, amônia, fósforo total, fosfato total, fósforo inorgânico, cloreto, concentração de clorofila, densidade de coliformes fecais e totais, concentração de óleos lubrificantes, concentração de óleos isolantes e concentração de agrotóxicos. É importante ressaltar que a água utilizada no processo produtivo da Chesf não sofre alteração em suas propriedades ou volume. O descarte de efluentes é realizado em sistemas próprios de tratamento, não havendo qualquer descarte em corpos d’água.

Volume total de água retirada por fonte (em m³)
Água de superfície, incluindo áreas úmidas, rios, lagos e oceanos.34.378
Água Subterrânea37.980
Abastecimento municipal de água ou outras empresas de abastecimento de água154.053
Consumo total de água por fonte de captação (m3)
20142013
Abastecimento (rede pública)154.053160.240
Captação superficial (cursos d’água)34.37838.626
Captação subterrânea37.980-
Consumo total de água (em m3)226.411198.866

Amparados na metodologia consolidada no acompanhamento do consumo de Energia Elétrica das instalações próprias, a Chesf deu início a diversas iniciativas de combate dos desperdícios de água, tornando cada um responsável pelo gerenciamento do recurso água de sua instalação ou complexo por meio do acompanhando de consumo, o cumprimento do reuso água e das metas preliminares estabelecidas nas áreas onde já existem medidores.

Faz parte das medidas a serem implantadas pela Chesf a ampliação gradativa do número de medidores próprios nas instalações, sobretudo para a segmentação do suprimento e consumo de água, identificando de forma mais eficaz as diversas fontes disponíveis e os usos finais mais específicos.

Tal medida, associada às ações de Gestão de Água, irão promover redução de consumo, efluentes e custos empresariais.

No processo de geração hidroelétrica, não há degradação da água. Todo recurso turbinado é devolvido ao curso hídrico sem necessidade de tratamento e sem alteração das suas características. Na Usina Térmica de Camaçari, o arrefecimento é promovido por óleo refrigerante, sem demanda de água no processo produtivo. Nos processos administrativos, não realiza medições da quantidade descartada e o maior volume é considerado esgoto doméstico. Entretanto, a empresa está em fase de identificação de seus maiores consumidores. Com base no levantamento das instalações com maior potencial de consumo, desde 2012 são adotadas algumas medidas de eficiência e uso racional do recurso.

Como volume significativo do processo produtivo, permanece o descarte de 68 m³ de efluente oleoso, utilizado na lavagem de equipamentos. Entretanto, tecnicamente, esse efluente não é considerado água.

Desempenho Ambiental
Desempenho Ambiental